quarta-feira, 22 de junho de 2011

NAMORO EVANGÉLICO

Os evangélicos possuem muitas regras dentro de sua doutrina que muitas vezes não são seguidas pela própria comunidade, e principalmente pelos jovens que não aceitam certas regras da igreja evangélica.

O namoro para os evangélicos tem que ser um só, pois esse deve ser o namoro que vai gerar um noivado e tem que terminar em casamento. Antigamente o pai evangélico escolhia a família do noivo, mas hoje os jovens têm essa autoridade, pelo menos de escolher seu namorado.

Porém muitos jovens evangélicos brigam com a família, pois não querem namorar uma pessoa da mesma igreja e até mesmo da própria religião, o que torna o namoro evangélico muito ruim para muitos desses jovens que não querem se prender na religião. No entanto quando um jovem leva a sério as orientações de Deus, tão-somente se relacionam com pessoas que tenham a mesma religião e ponto de vista, até mesmo para evitar problemas futuros, pois o que diferencia o namoro entre pessoas evangélicas dos demais não é só a questão religiosa, mas também a de igualdade de interesses, de pontos de vistas com relação aos ideais, imagine uma jovem que troca as baladas de sábado a noite para ir a igreja namorando um jovem que não perde uma festa se quer. Por este motivo é que se devem encontrar pessoas com os mesmo pensamentos sobre esse tipo de assunto e é por isso que a Bíblia nos diz “Não vos ponhais em jugo desigual”.

O namoro deve ter, então, um alicerce espiritual. Pecar contra o corpo é pecar contra o Espírito; mas Deus se preocupa com esse assunto, e, assim, você não está só. Naquele momento mais quente do namoro, lembre-se que você não está só, pois tem o recurso da oração, e de dizer "basta!" Aliás, quem estabelece limites é a moça, não esqueça! Por outro lado, no namoro tudo deve ter o aval do Senhor.

BUSCANDO A VONTADE DE DEUS NO NAMORO (Sl 37.4)

É vontade de Deus que você O busque com respeito ao namorado ou a namorada, pois o que diz Amós 3.3 é: "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?". Isso vale para o namoro também. É por essa razão que é preciso começar do modo certo.

É vontade de Deus que Jesus Cristo esteja incluído no namoro, bem no meio de vocês dois: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus". (I Cor 10.31) "...Para a glória de Deus" inclusive o namoro. É vontade de Deus que você encare o namoro com muita seriedade.

Ele deve confirmar o namoro e o princípio de orientação para quem já está namorando ou se encaminhando para isso é o senso da vontade de Deus. Porque Deus evidencia o que é bom e o que não serve, o que tem esperança de mudar, e o que não a tem. Se você começa a namorar, e acha que vai ser "missionária" àquele rapaz, e acha que ele vai mudar, e ele não muda, não case! Nem noive, porque muito provavelmente seu casamento vai ser problemático como o seu namoro está sendo. Por esse motivo, a Bíblia usa uma expressão sempre repetida: “Esperar No Senhor”. Você precisa "esperar no Senhor"; às vezes, espera-se muito no Antônio, no João, na Rosinha, mas ninguém quer esperar no Senhor até que Ele apresente a Sua vontade. Muitos não querem, e pegam o ônibus errado, e se dão mal mais adiante no casamento: o Senhor mostra o bem e o mal, o certo e o errado.
 
Muitos jovens vivem preocupados com o rumo que seu namoro está tomando, estas são algumas dicas de como se relacionar de forma saudável. 
  • Primeiro, evite a sensualidade. Seja discreta no vestir.
  • Segundo, evite namoro em locais impróprios, exemplo: locais escuros.
  • Terceiro, admita que você esteja apenas namorando. Namoro pode acabar a qualquer momento.
  • Quarto, pense nas consequências. Sexo antes do casamento pode terminar em aborto, filho indesejado, vergonha para vocês, seus pais e a Igreja, além de atrapalhar ou arruinar o futuro profissional de ambos.
  • Quinto, mantenha sua mente ocupada. 
  • Sexto, acredite quando a tentação acabar, acaba o pecado. Por isso, almeje o casamento. Se vocês não se sentem seguros na guarda da virgindade e se não há como conter os impulsos sexuais, melhor será que se casem.
  • Sétimo, imponha e jamais negociem limites, beijo pode, mas mão boba não pode. A atitude extremista no namoro fortalecerá os dois depois de casados. 
TEATRO CRISTÃO - Encenação que demonstra um dos erros frequentes que acontece quando um jovem quer transformar a namorada na imagem da mãe.

NÃO É A MAMÃE X QUEM MANDA AQUI SOU EU

(menina impaciente esperando pelo namorado)
Menina: Felipe!!!!!
Menino: Felipe de novo? Mamãe disse que você tem que me chamar de fefê!
Menina: ai meu Deus, comigo não tem esse negócio de fefê. Pra mim é amor! Ô Felipe, eu tô te esperando aqui há 40 minutos. Você sabe o que são 40 minutos?
Menino: ora, mas a minha costeleta...
Menina: o que é que tem a sua costeleta? Você me deixa aqui esperando por isso?
Menino: mas ela demora pra fazer.
Menina: ô meu Deus.... demora pra fazer?
Menino: e mamãe ainda tinha que passar essa roupinha ora. E aí?! Gostou?
Menina: Felipe, eu to aqui esperando há 40 minutos, o que é que sua mãe tem a ver com isso?
Menino: olha! Na verdade eu te trouxe aqui pra gente almoçar no shopping. Porque na semana passada você fez uma lasanha que... tava uma gororoba...
Menina: hã???
Menino: eu comi foi por educação. E também porque teu pai tava lá e eu tava na tua casa. Mas assim é, minha mãe já se prontificou pra você ir lá em casa, e aprender a cozinhar devagar com ela.
Menina: Mas eu não tô acreditando, eu parei minha vida, tirei um domingo inteirinho pra ir ao supermercado, comprar uma lasanha, gastei meia hora pra colocar no micro-ondas. E você vem dizer pra mim que tava ruim Felipe?
Menino: sabe como é que é. Como mamãe sempre diz: “mulher tem que saber cozinhar, passar e lavar”. Não é que você vai fazer essas coisas sempre. Mas senti um pouco esse tecido, olha: golinha lisa, retinha, tudo assim, bem passado.
Menina: amor, quando você começou a namorar comigo você sabia que eu não sei nem lavar, nem passar e nem cozinhar. Eu não sei fazer nada, eu tenho empregada na minha casa. E se um dia você quiser que eu faça alguma coisa pra você, vai ser tipo assim... num dia de chuva, um dia de tempestade, uma calamidade pública. Pra eu fazer um arrozinho papado e um feijãozinho com aguinha rala.
Menino: olha! Minha mãe já se prontificou pra você aprender com ela. Ó, minha mãe... foi meu primeiro amor... minha mãe, é a mulher da minha vida. Ela sempre cuidou de mim. Barbinha feita; bem arrumado; Danone; frutas pra cuidar da pele. Bem que você podia aprender com ela.
Menina: Felipe, vamos lá! O que é que a bíblia fala? Quando um marido se junta a sua mulher ele deixa a sua família. Meu amor, não vai ter sua mãe, vai ser só eu e você. Tudo do nosso jeito, do meu jeito. E tem mais, a comida que a gente comer vai ser a que a empregada fizer, a roupa vai ser a que a empregada lavar e passar. Não vai ser o que a sua mãe falar, ela não vai dar palpite. Vai ser na nossa casa e quem vai mandar na nossa casa sou eu, não vai ter sua mãe.
Menino: como assim sua casa?! Se a gente vai morar com a mamãe?!!
Menina: quer saber de uma coisa?! Fica com a sua mãe. Eu não quero mais saber de você, da sua mãe, de shopping, de mais nada!! (vai embora)
Menino: bem que mamãe disse... (FIM!)

 Slide SENTIDO DO MATRIMÔNIO demonstra a maneira correta que deve se comportar o casal após o casamento.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More